Primeiros passos para se tornar um verdadeiro piloto

 
PRIMEIROS PASSOS PARA SE TORNAR EM UM VERDADEIRO PILOTO
 
Fico muito feliz por saber que existem cada vez mais crianças pensando em seguir a profissão de piloto. Quando recebo uma criança na cabine me dá uma alegria imensa, e por isso escrevo este post para dar algumas informações interessantes a todos aqueles que pretendem saber quais são os primeiros passos para se tornar em um verdadeiro piloto.
 
Primeiramente voçê deverá cursar uma escola para pilotos. Geralmente o Aero-Clube de sua cidade mantém um curso desse tipo. Procure por um! Então, voçê terá aulas práticas e teóricas e, depois de muitas horas de vôo, deverá então fazer o seu solo. Garanto que não irá se esquecer desse dia!!!
 

Seguidamente você deverá ser avaliado, através de provas teóricas e práticas. Se estiver apto e for aprovado, será brevetado. Bem, neste caso poderá ser considerado um piloto-civil.

Para voçê continuar a fazer carreira, deverá se preparar pra fazer o curso para Piloto Comercial. Novamente mais provas, tanto teórica, quanto prática, ( no simulador de vôo ) irão ser feitas. Se aprovado, será piloto de aviões de grande porte, como os a jato.
Já pensou!!!Voçê verificará se tem realmente aptidão para isso, logo no início do curso. Se não se sentir bem é sinal de que não dá mesmo para coisa.
 
HABILITAÇÕESOs pilotos de avião deverão possuir conhecimentos sólidos de:

  • navegação aérea;
  • regulamentação aeronáutica;
  • utilização das publicações existentes a bordo e técnicas de pilotagem por instrumentos;
  • princípios de construção;
  • arquitectura aerodinâmica, equipamentos e instrumentos auxiliares à navegação e pilotagem, de segurança do avião;
  • comunicações e meteorologia aeronáuticas (em inglês),  já que muitos manuais importantes são redigidos nesta língua.

Quanto a características pessoais é recomendável que seja uma pessoa bastante rigorosa no que respeita ao cumprimento de códigos, regulamentos e convenções e que possua capacidade de tomar decisões no momento com base em informações que chegam no contexto da navegação aérea.

Além disso, deve ser capaz de lidar com situações de stress bem como ser capaz de estabelecer relações fortes, de confiança, com outras pessoas, nomeadamente com os membros da tripulação. Assista esse vídeo para perceber melhor.

Vamos então saber as habilitações mínimas exigidas para se tornar piloto (na generalidade)

Para ser piloto é preciso:

  • Escolaridade mínima obrigatória ou habilitações equivalentes;
  • Ter sido considerado APTO nos exames médicos exigidos pela ANAC;
  • Ter a idade mínima legal;
  • Ter bons conhecimentos de Inglês.

 

CURSOS

Para ter licença de piloto vai ter que frequentar alguns cursos. Deixo aqui alguns links de alguns dos melhores cursos do brasil:

Quem termina o curso já pode pilotar, mas para trabalhar como piloto e decolar com aeronaves de grande porte é necessário ter experiência e acumular mais de 200 horas de voo.

Dica: um bom piloto deve ser fera em matemática, para fazer cálculos com rapidez, e ser craque em inglês, pois quase todos os manuais e aparelhos de aviação são escritos nessa língua.

 

CONCLUSÃO

Por se tratar de uma profissão que exige grande dedicação, você deve ter senso de responsabilidade desenvolvido e uma grande disponibilidade de horários. O treinamento é rigoroso e exige muita capacitação, tais quais: concentração, autocontrole, controle emocional, capacidade de trabalhar sobre pressão, capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais, capacidade de trabalhar em equipe, raciocínio rápido, raciocínio espacial, paciência, agilidade, comprometimento e disciplina.  É de fundamental importância que profissional tenha um compromisso com a segurança e se dedique constantemente aos estudos e treinamentos.

E aí? Já fez o seu curso de aviação? Como correu? Escreva nos comentários as suas opiniões sobre este assunto.

 

Autor : Airton Rosário
Piloto Profissional convidado